quinta-feira, 29 de março de 2012

Resenha do capítulo: Cadeia 

Livro: “Vidas Secas” (Graciliano Ramos) publicado em 1938.




Neste capítulo Graciliano tenta mostrar a realidade do governo nesta época (+/-1936-1938), como tratavam as pessoas e como tinham o prazer de humilha-las com pouca coisa. O soldado amarelo representa esse governo (governo Getulio Vargas) e Fabiano representa muitas pessoas que não foram bem tratadas por esse governo.
Fabiano foi à cidade comprar alguns mantimentos, dentre esses tinha que comprar querosene e um pedaço de chita.  Passou em uma loja para comprar a chita, pois na venda se seu Inácio era muito cara, depois retornou a bodega de seu Inácio e teve a certeza de que a querosene estava misturada com água, bebeu uma pinga onde ele sentiu um gosto de água misturado na pinga.
Dirigiu-se para fora e sentou na calçada, quando um soldado amarelo se aproximou e o chamou para jogar baralho, Fabiano tinha respeito por aquele. Não foi uma ideia muito boa ter começado este jogo, pois no final ambas as partes perderam, Fabiano não levaria o que era pra levar (as compras) para casa porque tinha perdido todo dinheiro, foi saindo da venda um pouco bravo já pensando em uma desculpa para dar pra Sinha Vitória.
O Soldado Amarelo que gostava de provocar as pessoas, ainda mais se fosse uma pessoa que ele saberia que no final ia acabar humilhando. O soldado começou a provocar Fabiano insultando, encarando e barrando a passagem dele. Fabiano não aguentou e xingou a mãe do Soldado Amarelo. O soldado o humilhou publicamente, e foi levou ele para cadeia.
Já na cadeia ficava pensando por que tinha acontecido tudo aquilo, e também com o poderia ter deixado um soldado humilhar ele tanto.  Se não fosse Sinha Vitória e as crianças já teria cometido uma besteira. Muito enfurecido planejou se vigar, gritou com os outros presos, e de alguma forma não compreendia os fatos. No meio de toda essa fúria e incompreensão sentiu que a família era um peso que teria que carregar para toda vida.
Graciliano Ramos fez com que quem leu este capitulo sentisse um pouco de raiava do soldado (governo), não era necessário o soldado ter humilhado Fabiano da forma que humilhou. Com toda essa humilhação Fabiano pensou na vingança e se vingar não é nada bom. O leitor começa a sentir um pouco da fúria de Fabiano em relação ao soldado. Mas foi bom o autor ter retratado toda essa humilhação para conseguirmos ter uma ideia de como eram as coisas no governo dessa época.

Um comentário:

  1. Olá Paula!!!
    Parabéns pelo blog! Agora é só postar teus estudos comigo, ok?
    O visual ficou bem legal!
    Abs

    ResponderExcluir